Informatica‎ > ‎

Usando a Tecla Super (tecla windows) para abrir o Gnome-Do no LXDE

Pra quem usa o Linux com a interface LXDE normalmente usa os menus para procurar e executar programas. Pra quem gosta de abrir programas digitando o nome do mesmo pode usar o Gnome-Do. Este aprende rapidamente quais programas você usa com mais frequência e assim que começa a digitar o nome do programa o Gnome-Do já exibe o atalho na tela. Sem falar que ele é bem leve o que torna perfeito para usar em computadores mais modestos.

Para instalar o Gnome-Do (no Ubuntu) use o comando abaixo:

sudo apt-get install gnome-do

Agora, vamos fazer com que o Gnome-Do seja executado quando a tecla Super (tecla windows) for pressionada. Primeiro temos que saber qual número corresponde a esta tecla. Para isso, abra o terminal e digite o comando:

xev


Agora pressione a "tecla windows" e o terminal irá mostrar várias informações. A que precisamos está depois da palavra keycode, onde irá mostrar um número correspondente a tecla. No meu caso apareceu keycode 133 como na figura abaixo:



Agora crie um arquivo com o comando:
gedit ~/.Xmodmap

Dentro dele, escreva nele a linha abaixo:
keycode 133=F13

Onde, 133 corresponde a "tecla windows" e F13 será uma tecla virtual que estamos criando (como F1, F2,...)


Depois de salvar o arquivo, execute o comando abaixo para mapear a tecla virtual F13:
xmodmap ~/.Xmodmap

Agora, edite o arquivo:

gedit ~/.config/openbox/lxde-rc.xml


Localize no texto onde começa os comandos de teclado. No exemplo abaixo, está o trecho para que executa o Terminal com os comandos Ctrl+Alt+T (Ctrl = C, Alt = A):

<!-- Fast access to Terminal --><keybind key="C-A-T"><action name="Execute"><command>lxterminal</command></action></keybind>

Vamos criar um texto parecido com o citado acima, porém usando a tecla F13 que mapeamos com "Tecla windows" para executar o Gnome-Do:

<!-- Executar o Gnome-Do --><keybind key="F13"><action name="Execute"><command>lxterminal</command></action></keybind>

Salve o arquivo e efetue logoff ou reinicie o computador. Voce pode executar o programa que quiser. Basta alterar o nome do programa que deseja executar no lugar do Gnome-Do.



Veja também neste video tutorial:





Referências:
http://zezioinfo.blogspot.com.br/2007/08/fazendo-tecla-windows-funcionar-no.html
http://linuxlike.blogspot.com.br/2012/02/controle-de-brilho-para-o-lubuntu-lxde.html










Comments