Informatica‎ > ‎

Mudar a barra de localização do Nautilus para modo texto

Publicado por a 2 de Junho, 2010 no site http://ubuntued.info/mude-a-barra-de-localizacao-para-modo-texto

Em versões anteriores do Ubuntu, o Nautilus, o gerenciador de ficheiros do Ubuntu, trazia um botão que permitia alternar entre os dois modos de visualização da localização atual. Um dos modos é o que vem por padrão no Ubuntu em que mostra um botão para cada pasta que entrou e o outro modo é de texto. Como nem todos os utilizadores gostam do primeiro modo e até preferem o modo texto para puderem navegar como se tivessem no terminal, então fiz este artigo que explica de uma forma muito simples, como se pode mudar para o modo texto.


Este artigo é constituído por três modos de resolução do problema: um muito simples que basca copiar uma linha para o terminal; outro mais demorado através da navegação de janelas; e um método temporário mas extremamente rápido. Recomendo o primeiro simplesmente por ser muito mais rápido de executar e definitivo.



Para mudar para modo de texto basta fazer a combinação de teclas: CTRL+L

Procedimento

A forma de alternar o modo recomendada por mim é muito simples e passa por copiar uma das linhas seguintes apresentadas para o terminal. A seguir serão apresentadas duas linhas do terminal que permitem activar o modo texto e, no caso de não gostar, permitem voltar ao modo normal, sem ser de texto.

Assim, se quer ter o modo texto na barra de localização do explorador de ficheiros, então escreva o seguinte no terminal:

gconftool-2 --type=Boolean --set /apps/nautilus/preferences/always_use_location_entry true


Se não gostou do resultado e quer voltar para o modo anterior, basta escrever o seguinte:

gconftool-2 --type=Boolean --set /apps/nautilus/preferences/always_use_location_entry false


Maneira alternativa (através de janelas)

Alternativamente ao modo explicado acima, que utiliza o terminal para fazer as alterações, esta maneira alternativa utiliza uma aplicação chamada “Editor de configuração” e que pode ser acedida fazendo a combinação de teclas ALT+F2 e escrevendo o seguinte:

gconf-editor

Quando tiver o “Editor de Configuração” aberto, deverá navegar através da lista do lado esquerdo da seguinte maneira:

/apps/nautilus/preferences/

De seguida, do lado direito, deverá procurar a opção intitulada “always_use_location_entry“. Para activar ou desactivar o modo texto, deverá pôr um visto ou retirá-lo, respectivamente.

Alternativa Temporária

Existe uma maneira muito simples e rápida de apresentar o modo texto que foi referida pelo utilizador Sérgio Silva. Essa maneira é através de uma combinação de teclas, por isso é impossível aceder a esse modo de uma forma mais rápida. O único inconveniente desta alternativa é o facto de a mudança ser temporária.

Se você apenas tem interesse em ver o modo de texto temporariamente, então esta solução é perfeita para si! Ela funciona da seguinte maneira: quando tiver o Nautilus aberto, para pôr em modo de texto basta fazer a combinação de teclas CTRL+L; para voltar ao modo anterior basta carregar na tecla ESC (escape).




Fonte: http://ubuntued.info/mude-a-barra-de-localizacao-para-modo-texto
Comments