Informatica‎ > ‎

Codecs básicos para Ubuntu

Após terminar a instalação do Ubuntu, é necessário instalar alguns plugins básicos, como codec, mp3, flash, rar, java, dvd, etc.
Para isso basta digitar o seguinte comando no terminal:

sudo apt-get install ubuntu-restricted-extras






Informações adicionais:

Por que ja nao vem instalado esses aplicativos?

A instalação padrão do Ubuntu contêm apenas softwares livres, o que significa que ele não suporta automaticamente alguns formatos populares de multimídia, como o MP3, DVDs, e outros. Isto é inconveniente, mas o pessoal do Ubuntu tem boas razões para fazerem isto, pois estes softwares podem exigir algumas implicações legais, ou exigir fianças pesadas.

Por sorte, como usuário final, você não precisa se preocupar com as fianças (apesar de que a utilização de alguns destes pacotes de software pode não ser legal devido a restrição de patentes ou proteções de cópias, dependendo do país onde você mora. No Brasil, a maioria destas fianças não se aplicam). O wiki do Ubuntu possui uma página sobre formatos restritos que explica como pegar os pacotes que você necessita. Entretanto, se você rodar o Ubuntu nos hardwares AMD64 ou PowerPC, você continua por fora no frio para alguns dos pacotes, pois alguns formatos multimídia dependem de software proprietários que não estão disponíveis para essas plataformas de hardware.

Fonte: http://wiki.ubuntu-br.org/10DicasParaNovosUsuarios


Comments