Biologia‎ > ‎

Introdução a Metodologia da EaD

2012
Prof. Antonio Carlos P. dos Santos Junior


EaD - Ensino a Distância ou Educaçao a Distância?

Na expressão Ensino a Distancia a ênfaseé dada ao papel do professor quem ensina a distância.
Sendo assim, é preferível usarmos o termo Educação a Distância por ser mais abrangente.

Elementos essenciais para definição de EaD segundo MOORE; KERSLEY, 1996, p.206)

  • Separação entre estudante e professor;
  • Influência de uma organização educacional 1, especialmente no planejamento e na preparação dos materiais de aprendizado; 
  • Uso de meios técnico-mídia

  • Providencia para comunicaçao em duas vias (Comunicaçao com feedback)

  • Possibilidades de seminários (presenciais) ocasionais; e

  • Participaçao na forma mais industrial de educaçao. (A educaçao a distancia não irá se limitar a um número pequeno de alunos em sala de aula como no presencial. Ela tem a possibilidade de comportar um grande número de alunos)


1
 - Há controvérsias nessa afirmação. Não apenas uma organização educacional pode ser um dos elementos essenciais para deficiçao da EaD, mas também os  professores on-line autônomos que também planejam e preparam seus materiais de aprendizado conforme o conhecimento que possui. São conhecidos como profissionais da docencia on-line independente.


A EaD e sua estruturação

  • Requer técnicas especiais de planejamento de curso;

  • Técnicas instrucionais especiais;

  • Métodos especiais de comunicação, eletrônicos ou outros;

  • estrutura organizacional e administrativa específica;



História da EaD

  • Surge por volta do século XVIII com a necessidade do preparo profissional e cultural de milhoes de pessoas que, por vários motivos, não podiam frequentar um estabelecimento de ensino presencial.

  • Isso aconteceu primeiramente na Grécia e depois em Roma com as cartas comunicando informações científicas.

  • Em 1728, um anúncio publicado na Gazeta de Boston, no dia 20 de março pelo professor de taquigrafia Cauleb Philips, deu início ao primeiro curso a distancia. Nele dizia: “Toda pessoa da região, desejosa de aprender esta arte, pode receber em sua casa várias lições semanalmente e ser perfeitamente instruída, como as pessoas que vivem em Boston”.

  • Em 1833, na Suécia, um anúncio já se referia ao ensino por correspondência.

  • Em 1856, em Berlim, Charles Toussaint e Gustav Langenscheidt fundaram a primeira escola por correspondência destinada ao ensino de línguas.



Geraçoes da EAD

O que marcou cada geração foi a criação de novas tecnologias que possibilitou uma nova forma de comunicação.

1ª Geraçao → Correspondência

2ª Geraçao → Transmissão por rádio e televisão

3ª Geraçao → Universidades Aberta

4ª Geraçao → Teleconferência

5ª Geraçao → Internet/Web


Atualmente estamos na 5ª Geração.


Conceito da EaD como tendencia na educação


Apresenta-se como o ensino do futuro e para um futuro que se perspectiva de grande investimento na educação ao longo da vida, centrado no aprendiz, e que o docente é mais um orientador de percursos de aprendizagens autogeridas por cada um dos estudantes que o seguem. (TAVARES, 2001).

A educaçao a distancia se distingue do ensino presencial pela sua flexibilidade curricular, pela existência de unidades creditáveis.

A EaD é também pode ser usada em programas que complementam outras formas tradicionais. Ela pode complementar o sistema regular de ensino presencial.



Universidade Aberta do Brasil (UAB)

Surgiu para artivular e integrar um Sistema Nacional de educaçao Superior em caráter experimental na modalidade e distancia, procurando levar educaao gratuita e de qualidade aos municipios que não tem acesso a cursos de nível superior.

A UAB é um projeto social, de políticas educacionais inclusivas extremamente relevantes para a agenda do desenvolvimento social e humano do País.

Foi criada em 2005 e regulamentada em 2006 e neste ano (20120 temos 94 Instituiçoes de Ensino que compoe o sistem UAB, 746 Polos (Distribuídos em todo os Estados), e, 924 cursos em várias modalidades.



Modalidades de Cursos da UaB

Licenciaturas – 3240h

Bacharelados – 3100h

Tecnologicos – 1920h

Formaçao Pedagógica – 690h

Especializaçao – 360h

Sequencial – 270h

Extensao – 180h



Avaliação no EaD

A avaliaçao se da por:

- Cumprir as atividades programadas

- realizaçao de exames presenciais


Avaliaçao na UaB/UNEMAT

50% da nota é através de atividades no AVA e 50% da nota é prova presencial

(Média das atividades no AVA) + (Prova presencial)

2



Obs.: A média do nosso curso é 7,0








 

Comments